Blog

Você sente desconforto durante a mastigação? Entenda o que pode estar acontecendo.

17 de julho

A mastigação deve ser competente. Ela é o primeiro passo no processo da digestão, sendo fundamental para que os demais órgãos do sistema digestório possam trabalhar de forma eficiente.

Mas, se ao mastigar sentimos dores ou até mesmo utilizamos apenas um lado da arcada dentária, significa que há um grande risco para o nosso sorriso e nossa saúde.

 

A mastigação unilateral, sensibilidade a temperatura dos alimentos ou doces, estalos na articulação, próteses soltas são fatores que interferem no desempenho da mastigação. Essas sensações desagradáveis são pequenos alertas de que está em tempo de fazer uma revisão odontológica.  

 

A mastigação bilateral é a forma correta em que usamos os dois lados da arcada dentária para diminuir o tamanho, solubilizar ou agregar o alimento antes da deglutição. Desta forma o alimento é distribuído de um lado para o outro da boca, trabalhando a musculatura facial igualmente e possibilitando a percepção do paladar. E para obtê-la é necessário que você tenha todos os seus dentes em um ótimo estado de saúde e função.

 

Agora, para aqueles que possuem todos os dentes e uma boa saúde bucal, mas mesmo assim, mastigam de uma maneira errada e chegam a sentir dores no ato; o ideal é agendar e realizar uma avaliação com o seu dentista. Em alguns casos é apenas uma questão de hábito adquirido pelo paciente e ele deve ser monitorado imediatamente para lembrar da mastigação bilateral.

 

Se você possui dores ao mastigar ou problemas com a aparência dos seus dentes, agende a sua consulta para uma revisão e contribuía para seu sorriso se tornar muito mais saudável!

 

Entre em contato

Telefone: (54) 3028.0969

WhatsApp: (54) 9 9978.9069

Rua Alfredo Chaves, nº 1274 - Sala 901 |  Bairro Exposição, Caxias do Sul - RS

 

 

Voltar