Blog

Prótese sobre implante necessita de revisão?

08 de outubro

Esta é uma dúvida frequente em pacientes que receberam tratamento reabilitador com implantes. Se a raiz é feita de titânio e a prótese de porcelana ou acrílico (materiais não careiam) para que manutenção?

A manutenção deve ser rotineira e programada, assim como é necessária a revisão médica periódica, as gengivas, os implantes e as próteses necessitam ser revisadas regularmente no intuito de prevenir doenças gengivais e falhas no material reabilitador.

 

A proteção biológica que existe ao redor de dentes realizada pela gengiva é um vedamento fisiológico que se modifica estruturalmente quando está ao redor dos implantes.

 

Esta morfologia gengival ao redor de dentes e implantes é visualmente indiferente na presença de saúde gengival, contudo a reação inflamatória na presença de doença gengival é muito mais severa, rápida e muitas vezes irreparável nos implantes.

 

A mastigação como um ciclo repetitivo de movimentos ritmados é responsável pela trituração de diversas texturas e durezas dos alimentos e também sofre desgaste pelo uso. Além dessas funções, há as de cunho não-nutritivo, como o apertamento e bruxismo, que submetem os dentes ao impacto exagerado proporcionando desgaste, lascas e fraturas das estruturas protéticas.

 

Portanto, nas revisões periódicas programadas o cirurgião-dentista terá como reavaliar, prevenir ou sanar precocemente qualquer modificação para não comprometer a sua saúde bucal.

 

 

Agende já a sua consulta de revisão, entre em contato

Telefone: (54) 3028.0969

WhatsApp: (54) 9 9978.9069

Rua Alfredo Chaves, nº 1274 - Sala 901 |  Bairro Exposição, Caxias do Sul - RS

 

Voltar